Serviços Clínicos

Exames Pneumologia

Na Clínica do Coração, proporcionamos-lhe a realização dos principais meios auxiliares de diagnóstico na área da pneumologia.

Espirometria

É um exame não invasivo que permite avaliar o volume de ar que pode ser mobilizado nos pulmões e nas vias aéreas, durante a inspiração e expiração. 

A espirometria é utilizada para diagnosticar patologias como Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, asma ou outras doenças que afetam a função pulmonar. Para além do diagnóstico, permite a monitorização das doenças crónicas do pulmão e do seu tratamento, a avaliação pré-operatória e o rastreio das doenças pulmonares.

Registo Poligráfico do Sono em Ambulatório

O registo poligráfico do sono (cardiorrespiratório) em ambulatório consiste, fundamentalmente, no registo de parâmetros cardíacos e respiratórios, posição do corpo, ronco durante o sono noturno, realizado no domicílio. 

É aconselhado para quem, por exemplo, tenha sonolência diurna, paragens respiratórias presenciadas ou suspeitas e/ou ressonar durante o sono. Está ainda recomendado para pacientes com doença coronária, história de acidente vascular cerebral ou acidente isquémico transitório na presença/suspeita de apneias ou roncopatia, assim como doentes com obesidade (IMC>40).

Avaliação da concentração de monóxido de carbono no ar exalado

Permite a verificação e quantificação bioquímica do status tabágico, sendo importante no acompanhamento do processo de desabituação tabágica.

Testes de sensibilidade cutânea por picada (prick test) a aeroalergénios (teste de alergias)

Os testes de sensibilidade cutânea permitem detetar os alérgenos para os quais o paciente é sensível, sendo normalmente usado para o estudo dos pacientes com Asma e Rinite.

Na sua realização é colocada uma gota do extrato comercial do alergénio na superfície da pele (antebraço) e com uma pequena lanceta é levantada a camada superficial da pele. Após 15-20 minutos, é realizada a leitura e registada a resposta, através da presença de eritema ou formação de pápula no local específico de cada alergénio, para o qual o doente se encontra sensibilizado.