Vacinas

Numa altura em que tanto se tem falado em vacinas (a propósito da pandemia por SARS-COV2), queríamos lembrar aqueles que habitualmente frequentam a Clinica do Coração e toda a população que lê a nossa página nas redes sociais que não se esqueçam da vacina contra a gripe sazonal. No ano transato, o receio da COVID e as medidas de proteção instituídas levaram a uma diminuição dos casos (fatais ou não) de gripe.

No entanto, esta infeção continua a ser potencialmente grave. Ainda recentemente, um grande estudo apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia de 2021 demonstrou que a vacinação contra a gripe reduziu a mortalidade e os eventos cardiovasculares em doentes internados por enfarte do miocárdio.

Por estes motivos gostaríamos de alertar os idosos, os doentes imunodeprimidos ou com outras patologias (nomeadamente cardíacas ou respiratórias) que não se esqueçam de se vacinar no próximo Outono.

Photo by CDC on Unsplash

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Notícias e Artigos

Cansaço Pós-COVID

Muitos pacientes que tiveram uma infecção por COVID-19 queixam-se de manterem cansaço fácil após terem recuperado completamente da infecção. A maioria dos

ler mais...