Avaliação Médico-Desportiva: por que é tão importante?

O médio dinamarquês Christian Eriksen sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante um jogo no Euro 2020, foi assistido pelos médicos da equipa e encontra-se em recuperação estabilizado. Avaliação Médico-Desportiva: por que é tão importante?

Eriksen rodeado pelos colegas de equipa REUTERS/WOLFGANG RATTAY

O médio dinamarquês Christian Eriksen sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante um jogo no Euro 2020, foi assistido pelos médicos da equipa e encontra-se em recuperação estabilizado.

Avaliação Médico-Desportiva: por que é tão importante?

  • Avalia o estado de saúde atual
  • Evita complicações futuras
  • Rastreio de doenças cardíacas
  • Aumenta a participação segura no desporto

Sugerimos fazer um exame de pré-participação antes de se envolver em atividades físicas moderadamente intensas – especialmente se for previamente sedentário – e repetir os exames anualmente.

A prescrição de exercícios geralmente refere-se ao plano específico de atividades relacionadas ao condicionamento físico que são elaboradas para uma finalidade específica, geralmente é desenvolvido por um médico de Medicina Desportiva que têm em conta o nível desejado de atividade física no futuro, o nível anterior e as patologias nomeadamente cardíacas.

Devido às necessidades e interesses específicos e únicos do paciente, o objetivo da prescrição de exercícios deve ser a integração bem-sucedida de princípios de exercícios e técnicas comportamentais que motivem o participante a ser aderente, atingindo assim seus objetivos.

Uma prescrição de exercícios geralmente inclui as seguintes recomendações específicas:

  • Tipo de exercício ou atividade
  • Cargas de trabalho específicas
  • Duração e frequência da atividade ou sessão de exercícios
  • Diretrizes de intensidade
  • Prevenção de lesões
  • Precauções de questões ortopédicas ou outras patologias

Atualmente, pela motivação do indivíduo pela busca saudável e uma sociedade preocupada com a saúde individual e comunitária, há um interesse crescente na prática de exercício físico.

A Medicina Desportiva tem vindo também a assumir um papel primordial na prevenção de doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, psiquiátricas entre outras, através da orientação e prescrição da prática do exercício físico regular.

Sabemos que, o número de atletas amadores e profissionais aumentou exponencialmente nos últimos anos em Portugal.

Mas estarão todos protegidos da prática desportiva?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Notícias e Artigos