Consulta de Cessação Tabágica na Clínica do Coração

O tabaco é uma das principais causas preveníveis de doença, morte e incapacidade em todo o mundo. Há muito que está identificado com um dos principais factores de risco de doença e morte cardiovascular – a principal causa de morte em Portugal – sendo responsável por cerca de um terço de todas as mortes por causas cardiovasculares (enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, etc). 

Os fumadores apresentam uma probabilidade de 50% de morrer devido a esta exposição e perdem, em média, 10 anos de vida quando comparados com os não-fumadores.

Deixar de fumar é a estratégia de prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares com melhor relação custo-efectividade. A cessação tabágica após um enfarte do miocárdio traduz-se numa redução de 36% do risco de novo evento coronário quando comparada com a manutenção do tabagismo.

Porque este é um problema grave e porque esta mudança de comportamento é difícil, a Clínica do Coração põe agora ao seu dispor uma consulta de cessação tabágica, a cargo do Dr. Ricardo Lima, pneumologista com experiência nesta área. Aqui poderá encontrar aconselhamento médico e, sempre que necessário, as intervenções terapêuticas mais eficazes e adequadas ao seu caso. 

No coração do Porto, sempre perto de si…

Photo by Artem Beliaikin on Unsplash

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Notícias e Artigos